Triângulo Mineiro / Esportes

Uberlândia recebe final do Campeonato Mundial de Handebol Masculino Sub-20

Competição acontece no segundo semestre deste ano

Do R7 Triângulo

A 20ª edição do Campeonato Mundial de Handebol Masculino Junior (Sub-21) já tem data e locais definidos. A competição acontece no segundo semestre deste ano, com abertura marcada para 19 de julho em Uberaba e a final no dia 1º de agosto em Uberlândia, ambas as cidades no Triângulo Mineiro.

Vinte e quatro seleções participarão da competição, que terá jogos da primeira fase simultaneamente nas duas cidades. O anúncio foi oficializado na tarde desta quarta-feira (20), no Centro Administrativo Municipal de Uberlândia.

"Realizar este evento mostra que superamos dificuldades. Uberlândia e Uberaba se juntam e mostramos que é possível dialogar, que unidos podemos conquistar grandes feitos", disse o prefeito Gilmar Machado.
Representantes da Federação Mineira, Confederação Nacional e Federação Internacional de Handebol estão na cidade para visitar as estruturas físicas e acertar detalhes da competição. "As duas cidades têm infraestrutura e logística adequadas, com curtas distâncias entre os locais de competição. Os ajustes que faltam são para receber salas de exame antidoping, aparatos para segurança e saúde", informou Manoel Luiz Oliveira, presidente da Confederação Brasileira de Handebol.

O presidente da Comissão de Organização de Competições da Federação Internacional de Handebol, Leon Kalin, está confiante para a realização de um grande Mundial. "Excelência significa detalhes. Acreditamos que podemos fazer coisas incríveis. Queremos que o Mundial não seja apenas os jogos, mas uma oportunidade para apresentar a cultura brasileira, o coração brasileiro com sua hospitalidade e incentivar os jovens com o esporte", afirmou.

Além das datas e locais, também ficou definida a forma de disputa. São 24 seleções que se dividirão em quatro grupos com seis equipes cada. O sorteio das chaves acontece nesta quinta-feira (20), pela manhã, em Belo Horizonte. Os primeiros quatro colocados de cada grupo avançarão para a fase final, que acontecerá toda na cidade de Uberlândia.

As duas cidades receberão jogos de 12 seleções cada. Em Uberlândia, as partidas serão disputadas na Arena Sabiazinho e no Praia Clube. O Sesi cederá sua estrutura para treinamento dos jogadores. A expectativa é que a competição movimente bastante a economia da cidade. São esperadas cerca de 600 pessoas diretamente ligadas ao campeonato.

O Mundial é uma conexão com os Jogos Olímpicos de 2016. Parte dos jogadores das seleções sub-21 irá disputar as Olimpíadas e a mão de obra que trabalhará no Mundial está sendo preparada para trabalhar também no Rio em 2016.

"Uberlândia vem sendo um atrativo para muitas competições. Temos recebido vários pedidos de todo o Brasil. Esse evento vai deixar como legado a formação e concepção do esporte para as crianças e jovens. Temos trabalhado com a Superintendência Regional de Ensino e a Secretaria Municipal de Educação para que cada escola adote uma seleção e essas equipes possam visitar os alunos nas unidades. Nosso trabalho é viabilizar e fortalecer o esporte em Uberlândia", destacou o diretor-geral da Futel, Marcio Nobre.

  • espalhe por ai


A A A A A
publicidade




Slider 02
publicidade